Os vencedores

Prémio Unicórnio Voador 2024

O Prémio Unicórnio Voador – um prémio feliz para actuações infelizes – é uma distinção satírica concedida pela COMCEPT, por sugestão dos internautas, às personalidades ou entidades que durante o ano anterior tenham contribuído para a disseminação de pseudociência, superstição e outras formas de desinformação. Porque os unicórnios até podem existir, o difícil de acreditar é que consigam voar!

Depois das fases de nomeação e votação, eis que chega o momento de anunciar os resultados finais. A revelação no dia 1 de Abril, Dia das Mentiras, prende-se não só com o lado humorístico do prémio, mas também, com o seu objetivo mais sério e profundo – que é o de estimular a reflexão sobre a influência da desinformação na nossa sociedade.

Categorias:

  • Estrela cadente – Para as estrelas de televisão e do mundo artístico, desportivo ou social.
  • Grafonola – Para os meios de comunicação social, plataformas digitais e os seus agentes (impressa, rádio, televisão, podcasts, jornalistas, influenciadores).
  • Dom Quixote – Para a afirmação ou teoria mais alienada, para a recusa em encarar a realidade e para a defesa do indefensável.
  • O Rei Vai Nu – Para todos os outros que façam ou contribuam para a propagação de alegações duvidosas sem provas ou contra elas.

E os vencedores do Prémio Unicórnio Voador 2024 em cada categoria são:

O Rei Vai Nu
O Vencedor: Maria José Vilaça / II Congresso dos Jovens da Família do Coração Imaculado de Maria
A psicóloga Maria José Vilaça, já sancionada por insistir em práticas sem fundamento científico de “conversão sexual” de homossexuais, foi convidada para o II Congresso dos Jovens da Família do Coração Imaculado de Maria, organizado por jovens católicos em Fátima.
Dom Quixote
O Vencedor: André Ventura / António Pinto Correia / Tânger Correia
O partido CHEGA teve outro ano em cheio com André Ventura a piscar o olho ao eleitorado antivacinas; António Pinto Correia a partilhar um vídeo ficcional como prova de OVNIs; e Tânger Correia a promover os bons e velhos super hits das teorias da conspiração como a Nova Ordem Mundial e maquinações de judeus.
Grafonola
O Vencedor: Jornal Sol / Joana Amaral Dias
Num artigo de opinião no Jornal Sol, Joana Amaral Dias declarou triunfalmente que “as vacinas covid matam 14 vezes mais do que salvam” baseando-se no estudo de “um cientista de topo” publicado numa “conceituada revista” científica. Na realidade, o estudo foi produzido por activistas antivacinas sem formação na área, publicado numa revista sem padrões mínimos de qualidade e retractado por várias falsidades.
Estrela Cadente
O Vencedor: Rui Sinel de Cordes
O comediante Rui Sinel de Cordes confessou-se desgostoso com a falta de espírito crítico de humoristas que ficaram ao lado dos governos e denegriram os “chalupas” durante a pandemia.

Ver outras edições