Rapidinhas da semana – 11 de Novembro

As últimas semanas foram muito intensas para a equipa Comcept.

A organização e realização da primeira ComceptCon (com o subtítulo Realidade ou Ficçao?), foi o centro das nossas atenções até ao passado sábado. Estamos agora no rescaldo deste nosso primeiro grande evento nacional. Podem ler mais aqui e aqui. Prometemos divulgar também os vídeos das palestras assim que estejam prontos.

Vejamos agora outras notícias da actualidade….

.

“A nossa espécie precisa, e merece, uma cidadania com a mente alerta e com uma compreensão básica de como é que o mundo funciona.” – C. Sagan (Crédito: Center for Inquiry)

.

  • Em Portugal, a semana ficou marcada pelo lançamento do livro “Pipocas com Telemóvel e Outras Histórias de Falsa Ciência”, escrito por David Marçal e Carlos Fiolhais, dois nomes grandes da divulgação científica em Portugal. Aliás, o David Marçal foi um dos nossos convidados na ComceptCon e desvendou alguns dos conteúdos desta publicação, que vivamente recomendamos. Podem ler as primeiras páginas do livro neste link e algumas reacções ao seu lançamento neste outro. Voltaremos a falar sobre esta publicação que nos parece de grande importância para o movimento céptico português.
    .
  • A nível internacional, como já devem ter reparado pela imagem de destaque que seleccionamos, esta semana celebrou-se o Dia de Carl Sagan, que assinala o seu aniversário a 9 de Novembro de 1934. Nunca é demais recomendar a sua obra, nomeadamente o livro “Um Mundo Infestado de Demónios”, recentemente reeditado em português.
    Deixo aqui também um vídeo onde nos são apresentadas três perspectivas diferentes sobre a vida e obra de Sagan:
    .
    [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=FV0gH-cHiQg]
    .
  • Continuando na secção Celebrações e Aniversários, no dia 8 de Novembro celebrou-se também o 165º aniversário do escritor Bram Stoker. Sendo famoso pela sua “criação” vampiresca, mencionamo-lo aqui porque, entre as suas obras de não-ficção, se encontra um livro publicado em 1910 chamado Famous Impostors (“Impostores Famosos”). Entre várias imposturas, Stoker tem um capítulo dedicado aos Praticantes de Magia e outro à Bruxaria e Vidência. A edição americana pode ser legalmente descarregada em PDF aqui.
    .
  • Mas nem só de celebrações vive o mundo e uma preocupante notícia chega-nos pelo site Doubtful News: um casal americano foi acusado de maus tratos ao seu filho adoptivo, que estava a passar fome e tinha sido vítima de violência. Qual a justificação dos adultos para o débil estado de saúde da criança? Segundo eles, só recorriam a médicos em caso de situações “sérias”, preferindo uma aproximação holística. Mantinham a criança com uma dieta à base de líquidos que a levou a um grave estado de subnutrição. Quem recomendou esta dieta? Um praticante de quiropráxia! Cá está mais um daqueles casos que serve para responder a quem nos pergunta: porquê preocuparmo-nos com as opções de aproximação à saúde dos outros?
    .
  • Acabadinho de publicar é este post do Edzard Ernst sobre a última publicação da empresa Boiron (o gigante mundial na venda de preparados homeopáticos) sobre os supostos benefícios da homeopatia no tratamento de enxaquecas infantis. Preparem-se para uma lista de falhas metodológicas e especulações.
    .
  • Numa nota mais leve que alegrará os fãs de banda-desenhada, o astrofísico Neil deGrasse Tyson confirmou que “encontrou” o planeta Krypton. A “descoberta” foi relatada por vários meios de comunicação social, incluindo a revista Scientific American, e também confirmada pelo próprio Neil no seu perfil de Facebook. Krypton “está” a 27.1 anos-luz da Terra, na constelação do Corvo, em órbita da estrela anã vermelha LHS 2520.
    .
  • E porque os livros são muito importantes, mas por vezes dispendiosos, o projecto AstroPT, vai em breve iniciar uma campanha de oferta de livros de divulgação de ciência de autores portugueses. Estejam atentos ao site!

.

Boas leituras e boa semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Daniel Dennett (1942-2024)
João L. Monteiro
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro