ComceptCon 2015: O Negacionismo da Shoa (Holocausto)

E voltamos à manhã da ComceptCon 2015 para divulgar o terceiro vídeo deste ano, correspondente à segunda conferência do dia, que fechou a manhã de sábado, dia 21 de Novembro.

O segundo orador do dia foi então Hugo Miguel Vaz, arqueólogo e museólogo, responsável pelo Departamento de Visitas e Turismo do Museu Judaico do Porto / Sinagoga Kadoorie Mekor Haim. Para além dos eu trabalho no museu, investiga ainda o judaismo em Portugal no século XX, particularmente no período da II Guerra Mundial. Foi por isso o convidado ideal para abordar o tema a que o desafiamos.

O Hugo focou a sua conferência na história do negacionismo do holocausto e no revisionismo histórico associado a esta época. Curiosamente, como verão, começou ainda durante a II Guerra Mundial pelos próprios alemães! Mas analisou também as alegações negacionistas e as evidências históricas (documentos, testemunhos, etc.) que as contrariam. Teve ainda tempo para falar um pouco sobre os refugiados judeus que passaram por Portugal durante a guerra.

E cá está o vídeo completo:

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: