ComceptCon 2015: O Negacionismo das Alterações Climáticas

Ano novo, vídeos novos! Publicamos hoje o quarto vídeo da ComceptCon 2015, que teve lugar a 21 de Novembro do (já) passado ano.

Coube ao Carlos Teixeira falar-nos sobre o negacionismo associado às alterações climáticas, precisamente alguns dias antes do início da COP21/CMP11 – 21st Conference of the Parties to the United Nations Framework Convention on Climate Change, que culminou com o “Acordo de Paris” entre 195 países.

O Carlos é licenciado em Biologia e encontra-se actualmente a terminar um Duplo-Doutoramento em Ciências da Terra e da Vida pela Universidade Livre de Amesterdão (Vrije Universiteit Amsterdam) e em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico.

Após um breve resumo sobre as alterações climáticas em curso, o nosso convidado centrou a sua intervenção no negacionismo dessas alterações, explorando algumas das estratégias negacionistas e fazendo também uma resenha histórica do negacionimso climático. Analisou também a “distribuição geográfica” deste negacionismo e quais as motivações que o envolvem. Por fim: como é que podemos lidar com o negacionismo?

Aqui fica o vídeo da palestra:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: