Cépticos no Museu! – Nova iniciativa COMCEPT

A COMCEPT apresenta: Cépticos no Museu! Uma nova iniciativa na qual pretendemos organizar visitas orientadas sobre temas relacionados com o cepticismo e a ciência.

Novidades fresquinhas!

Esperamos que 2016 seja um ano de muitas (e boas) novidades para a COMCEPT e para quem nos acompanha. E começamos o ano com a posta em prática de uma das ideias que temos vindo a maturar: a organização de visitas a espaços museológicos, centros de ciência ou roteiros relacionados com ciência, cepticismo, filosofia, etc.

Já antes tínhamos organizado alguma iniciativa deste género, como aconteceu recentemente na II Conferência do Solstício, à qual associamos uma visita ao Museu Maçónico em Lisboa. A partir de agora, contamos fazê-lo de forma mais regular.

Museu Nacional da Imprensa

Para dar início a esta nova aventura céptica, propomos uma visita ao Museu Nacional da Imprensa, no Porto. Para além do vasto e interessante espólio da colecção permanente do Museu (“Memórias vivas da Imprensa”), está a decorrer até 30 de Abril a exposição “Liberdade com Humor, Sempre!”, que evoca e relembra o atentado à revista Charlie Hebdo ocorrido há um ano. Também na COMCEPT debatemos a liberdade de expressão após os terríveis ataques de Paris em Fevereiro do ano passado. Agora, apoiamo-nos nas palavras do director do museu, Luís Humberto Marcos, ao JPN, para justificar esta escolha: “Pretendemos contribuir para uma reflexão mais alargada sobre os valores da liberdade de expressão. O fanatismo amedronta, mas não apaga o lápis-archote empunhado pelos cartunistas”.

Liberdade com humor, sempre! (cut)

 

Acompanham-nos?

A visita está agendada para domingo, dia 17 de Janeiro (um dia após o Cépticos com Vox deste mês), às 14h45.

Teremos a oportunidade de realizar uma visita guiada à colecção permanente do museu (cerca de 1h) e de visitar livremente as exposições temporárias, incluindo a já mencionada “Liberdade com Humor, Sempre!”. Na visita guiada, vamos explorar a História da Imprensa, desde o seu aparecimento no século XV até ao aparecimento do computador; no final, seremos desafiados a experimentar e a imprimir nalgumas das máquinas de impressão expostas.

A visita tem o custo de 2€/pessoa.

Podem fazer a vossa inscrição até ao dia 14 de Janeiro aqui:

Inscriçõa não visita ao Museu Nacional da Imprensa (botão)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro