IV Conferência do Solstício: Física Quântica

Entramos no mês de Dezembro, e este anúncio já vem com um bocadinho de atraso, mas… vem aí mais um solstício de Inverno e, como tal, mais uma Conferência do Solstício da COMCEPT em Lisboa!

Depois de um dia recheado de História na passada ComceptCon, damos uma reviravolta aos temas de debate e rumamos às ciências duras, duríssimas, mas muito difíceis de ver, com o tema:

FÍSICA QUÂNTICA:

CIÊNCIA E PSEUDOCIÊNCIA DO INFINITAMENTE PEQUENO

Será nossa convidada Patrícia Gonçalves, investigadora do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e professora no Instituto Superior Técnico. A sua especialidade é a Física Experimental de Partículas e Astropartículas e as Aplicações Espaciais.

O que é a Física Quântica? Foi uma descoberta? Uma invenção? Uma Teoria? E o que é uma teoria? E porque se presta esta designação – quântica – a ser utilizada em “terapias” alternativas, com energias, magnetismos e curas magicas à mistura e em pleno século XXI?

A Patrícia vai levar-nos numa viagem que começa pelo “nascimento da Física Quântica” e que passa depois pelo conhecimento que nos trouxe e pelo progresso que possibilitou. Pelo caminho, tentará identificar de que falamos hoje quando falamos em Física Quântica e nas suas aplicações. E, em conjunto, vamos tentar encontrar um rumo, uma forma de questionar, para um caminho seguro por entre alguns enganos, ditos “quânticos”, em que podemos tropeçar.

O desafio não é nada quântico e o encontro macroscópico está agendado para o próximo dia 16 de Dezembro, a partir das 18h00 …num local secreto de Lisboa. Fiquem atentos para saber qual é!

[ACTUALIZAÇÃO]
A conferência terá lugar na Escola-Oficina Nº 1, no nº 58 do Largo da Graça
[FIM DE ACTUALIZAÇÃO]

A entrada é livre, mas pedimos que façam a vossa inscrição no botão abaixo:

Botão de inscrição - Solstício 2017

 

 


O básico:

Quando?
16 de Dezembro de 2016 — das 18h00 às 20h00

Onde?
Escola-Oficina Nº1
Largo da Graça, 58 – Lisboa

Como chegar?
Carris: 28 (eléctrico) e 734 (em Sapadores: 206, 712, 735)


O Cartaz:

Imagem do cartaz: NASA Goddard Photo and Video on VisualHunt.com / CC BY
Corrida de fotões em gravidade quântica: Na ilustração, um fotão (roxo) transporta um milhão de vezes mais energia do que o outro fotão (amarelo). CRÉDITO: NASA / Sonoma State University / Aurore Simonnet
foto de Diana Barbosa
D. Barbosa

Bióloga de formação e comunicadora de ciência de profissão. Especializada em biologia evolutiva e comportamento animal, actualmente mestranda em comunicação de ciência. Presidente da Direcção da COMCEPT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

%d bloggers like this: