Prémio COMCEPT 2018: Vera Novais

Jornalista Vera Novais recebe Prémio COMCEPT 2018 de promoção da ciência.

Jornalista Vera Novais recebe Prémio COMCEPT 2018 de promoção da ciência

A jornalista Vera Novais, do Observador, foi ontem, 10 de Novembro, homenageada com a entrega do Prémio COMCEPT, pelo trabalho jornalístico que tem desenvolvido na promoção da ciência e do jornalismo científico em Portugal.

Vera Novais tem-se destacado pelo seu percurso na área da comunicação de ciência e, mais recentemente, como jornalista de ciência no jornal online Observador. Formada em Biologia e em Comunicação de Ciência, iniciou a sua carreira jornalística no Público, passando depois para o Observador aquando do arranque desse projecto editorial. Consideramos que o trabalho da Vera Novais tem revelado uma elevada qualidade e rigor, persistentes ao longo da sua carreira.  De entre o seus trabalhos, destacam-se as reportagens que têm contribuído para o esclarecimento de temas científicos e socialmente relevantes, como as medicinas alternativas, o glifosato, os organismos geneticamente modificados, o cancro, a canábis medicinal, o vírus zika, ou as dietas detox. É também de alta qualidade a cobertura de temas institucionais, como os Prémios Nobel ou a relação da Fundação para a Ciência e Tecnologia com a comunidade científica, assim como temas mais gerais como a exploração espacial, biotecnologia e saúde.

 

Créditos: João Porfírio / Observador

 

A cerimónia de entrega decorreu durante a ComceptCon, a nossa convenção anual que reuniu perto de oitenta participantes, e teve lugar no Museu de Leiria. João Monteiro, vice-presidente da COMCEPT, foi o responsável pela apresentação da premiada.

O Prémio COMCEPT é atribuído a personalidades portuguesas que se tenham destacado na promoção da ciência, do pensamento crítico e do cepticismo científico na sociedade. Anteriormente, em 2014, foi concedido ao bioquímico e comunicador de ciência David Marçal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro