Prémio Unicórnio Voador 2018

Revelação dos vencedores do Prémio Unicórnio Voador 2018, nas suas três categorias.
O Unicórnio Voador. Crédito: Cláudia Barrocas
O Unicórnio Voador. Crédito: Cláudia Barrocas

 

Chegou o dia: vocês votaram, vocês decidiram!

 

O Prémio Unicórnio Voador – um prémio feliz para actuações infelizes – é uma distinção satírica concedida pela COMCEPT — Comunidade Céptica Portuguesa às personalidades ou entidades que, durante o ano anterior, tenham contribuído para a disseminação de pseudociência, superstição e outras formas de desinformação. Os/as internautas votaram em três categorias distintas:

  • Dom Quixote – Para a afirmação ou teoria mais alienada, para a recusa em encarar a realidade e para a defesa do indefensável.
  • Estrela cadente – Para as estrelas de televisão e do mundo artístico, desportivo ou social.
  • O Rei Vai Nu – Para todos os outros que façam ou contribuam para a propagação de alegações duvidosas sem provas ou contra elas.

 

Depois das fases de nomeação e votação, já podemos anunciar os vencedores, neste fatídico dia 1 de Abril. E os vencedores são:

 

 

Estrela Cadente

Luís Pedro Gonçalves — com 35% dos votos

Deputado municipal no Seixal pelo PS, conhecido pela campanha “Não troquem os nossos bebés”. Este militante socialista tem vindo a denunciar que existe uma campanha orquestrada pelos Serviços de Informação dos sucessivos governos para trocar os bebés nas maternidades portuguesas. Provas disso? Não apresenta. Apoia-se apenas nas diferenças de aspecto entre progenitores e descendência para suporte das suas afirmações, rejeitando os mais elementares conhecimentos de genética que se aprendem na escola.

Gráfico de Resultados do Prémio Unicórnio Voador 2018 - categoria Estrela Cadente

 

 

O Rei Vai Nu

Universidade do Porto — com 34% dos votos

Em Setembro 2018 a Universidade do Porto acolheu uma conferência sobre alterações climáticas. Tudo estaria bem, não fosse o caso da maioria dos seus oradores serem negacionistas das alterações climáticas. Maria Assunção Araújo, geógrafa, professora catedrática da Universidade do Porto e organizadora do evento, considera que a comunidade científica perita em clima não sabe nada sobre o assunto e acha que tem todo o direito de organizar as conferências que quiser. É verdade: a geógrafa Maria Assunção Araújo poderia organizar uma conferência sobre a Terra Plana ou a Terra Oca em qualquer café ou ou mesmo em sua casa. Mas o que está em causa é a Universidade do Porto ter aceite acolher esta conferência sem antes ter avaliado o seu conteúdo científico.

Gráfico de Resultados do Prémio Unicórnio Voador 2018 - categoria O Rei Vai Nu

 

 

Dom Quixote

José Cruz — 43% dos votos

A 26 de Março de 2018, o programa  Prós e Contras levou à discussão as vacinas, como se o assunto fosse como discutir a participação portuguesa na Eurovisão. Um dos convidados para discutir o assunto foi o “terapeuta de biomagnetismo” José Cruz que surgiu a repetir os habituais mitos e desinformações em torno das vacinas. Militante na sua campanha anti-vacinação, marcou presença pelo menos duas vezes neste programa. Não é a primeira vez que a RTP confirma o papel que os órgãos de comunicação social (televisões, jornais e rádios) têm assumido na disseminação da desinformação em torno das vacinas. Já o tinha feito em 2014 a propósito da reportagem “Pais optam por não vacinar os filhos”.

 

Gráfico de Resultados do Prémio Unicórnio Voador 2018 - categoria Dom Quixote

 

 

Dentro de dias, abriremos de novo as nomeações para a edição de 2019.

Obrigada a todas e todos os votantes!

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro