Estreamos hoje uma nova série de posts que pretendem, semana a semana, reunir algumas notícias do mundo céptico que vão sendo publicadas nesse vasto mundo da Internet.
Não pretendemos que esta seja uma listagem exaustiva, mas apenas algumas notícias ou textos interessantes que chamaram à atenção dos colaboradores da Comcept e que gostaríamos de partilhar com os nossos leitores.
Sendo este um site de esforço de carácter voluntário, é possível que não possamos apresentar esta rubrica com a frequência e assiduidade desejadas, mas prometemos fazer um esforço para que seja o mais regular possível.
E esperamos que gostem das leituras!
.
- Numa nota de humor, no blog Astro PT, Carlos Oliveira faz uma análise histórica e irónica sobre o papel dos “trolls” ao longo da história da ciência. Desde a descoberta do fogo até à ida do ser humano à Lua, parece que terá sempre existido algum Velho do Restelo para negar o conhecimento científico.
.
- Também no blog Astro PT, o Dário Codinha aborda uma vez mais a temática da suposta relação entre os nascimentos e as fases da Lua. Embora a Lua influencie as marés, não há qualquer evidência de que influencie os nascimentos dos bebés, o número de crimes, o humor, etc, etc. Ao contrário do que muitos adeptos da pseudo-ciência advogam, a Lua não tem influencia nos fluidos corporais…da mesma forma que se pode observar que não influencia a água numa bacia.
.
- No princípio da semana, a Crioestaminal decidiu finalmente pôr fim ao seu famigerado anúncio, no qual davam a entender que os pais que não guardassem as células do cordão umbilical dos seus filhos numa empresa como esta estariam a pôr a sua vida em risco. Como o David Marçal bem explica no De Rerum Natura, as células estaminais do cordão umbilical raras vezes servem para salvarem a própria pessoa, pelo que o anúncio para além de eticamente reprovável, era também cientificamente incorrecto.
.
- O Ministério da Saúde adverte para o perigo agora associado às viagens dentro da Europa, particularmente para quem for assistir aos jogos do Euro 2012 ou aos Jogos Olímpicos deste Verão. Tudo porque o sarampo é agora uma das doenças às quais podemos estar expostos na Europa, devido às baixas taxas de vacinação em alguns países (em parte, resultado dos movimentos anti-vacinas que proliferam). Quem não tiver sido vacinado com a VASPR, deve recorrer a uma “Consulta de Viajante” e receber uma dose da vacina. Os surtos estão a ser cada vez mais frequentes e em 2011 morreram 9 pessoas.
.
- Do Reino Unido, chega-nos a preocupante notícia de que as Steiner Schools, escolas onde a ciência é posta de parte e a pseudo-ciência é incentivada vão ser agora financiadas pelo Estado britânico. Segundo o livro que as escolas usam como guia para as aulas de ciência (que nem sequer são obrigatórias), o Darwinismo tem como base “o pensamento reducionista e a ética vitoriana” e a homeopatia é um exemplo de “efeito sem explicação”. Diz também que “(…) as teorias actuais são apenas isso – teorias. Não têm muito tempo de existência e vão seguramente ser alteradas.” As escolas parecem funcionar num ambiente semi-religioso baseado na antroposofia, criada por Steiner, que acreditava em “elementais”, espíritos da natureza que nao se podem ver mas que pairam pelos bosques…
.
- Harriet Hall, no Science Based Medicine, explica-nos o que são os remédios florais de Bach(pronunciado “batch”), mais um tratamento pseudo-científico derivado da homeopatia e da “ciência das vibrações”. Bach era um homeopata mas decidiu usar a sua intuição para estabelecer uma ligação psíquica com as plantas.
.
. - Terminamos como começamos, com mais uma nota de humor, e o anúncio do tão aguardado Placebo, agora com a potência máxima. É tão eficaz como os melhores preparados homeopáticos! Já à venda!
3 Comments
Bom post!
Infelizmente, o link para a questão dos florais de Bach não está a funcionar…
Já está corrigido. Obrigado pela chamada de atenção.
Não tem de quê!