A COMCEPT já merecia um feriado nacional!

É o 3º aniversário da COMCEPT e temos como prenda um feriado nacional. Veja o que andámos a fazer no último ano.

Hoje é dia de descanso para muitos, não só por ser domingo mas também por ser feriado, logo, dia de celebração. O que poucos devem-se ter apercebido é que festeja-se uma dupla efeméride. Se hoje os cristãos louvam a ressurreição de Cristo, por outro lado os cépticos comemoram o terceiro aniversário da COMCEPT. Melhor sorte têm os cristãos cépticos que assim ficam com dois motivos para celebrar!

Olhando em retrospectiva, orgulho-me do trabalho que a COMCEPT tem desenvolvido nestes três anos. Aproveito esta data para fazer um balanço das nossas actividades neste último ano.

Três conchas - Terceiro aniversário

O site continua a ser o nosso meio de comunicação principal para o exterior. Aí temos partilhado notícias, críticas e opiniões, apostando mais na qualidade do que na quantidade de conteúdos. Foi através desta plataforma que partilhámos este ano dois recursos educativos:
Um guia geral para dectetar má ciência” e “Banha da Cobra: Os sinais”.

Para estarmos mais perto dos cidadãos, continuámos a organizar as tertúlias mensais, Cépticos com Vox. Trata-se de conversas informais num café, alternando mensalmente entre Lisboa e Porto. Aproveitamos para agradecer ao Hélder Sanches do “Vox Café”, da Voz do Operário, em Lisboa, e à equipa da petisqueira “Trinkas”, no Porto, por nos receberem no seu espaço.

Nas tertúlias deste ano, reunimo-nos para debater temas muito interessantes e com convidados relevantes. Dentre estes, destaco os temas sobre a ciência nos cursos de ciência, tendo como convidado o Ludwig Kripal; a liberdade de expressão, com Rui Tavares e Fernanda Câncio e a história do Judaísmo, com o Hugo Vaz. Este último tema foi particularmente rico, não só por falarmos de história e de teorias da conspiração, como também por termos reunido à mesma mesa membros da comunidade judaica, muçulmanos, agnósticos e ateus num ambiente de diálogo fraterno. Não fosse isto suficiente, no dia seguinte ainda visitámos a Sinagoga do Porto. Estas duas últimas tertúlias lembram-nos que uma sociedade melhor não passa apenas por cidadãos com mais literacia científica, mas também mais tolerantes.

Ao nível de eventos também houve algumas novidades. Realizámos a terceira edição do “Prémio Unicórnio Voador” que pretende sensibilizar a população para a pseudociência, destacando quem se saiu pior nesta área. Realizámos também a 3ª edição da ComceptCon. Esta última convenção teve duas surpresas: a sua realização deslocou-se da Nazaré para o Porto e foi entregue pela primeira vez o Prémio COMCEPT 2014. Este prémio pretende homenagear uma personalidade que se tenha destacado pela promoção da ciência e do pensamento crítico, tendo sido entregue ao bioquímico David Marçal.

De destacar também o convite feito à COMCEPT para uma palestra numa escola de Braga, a propósito do Dia Nacional da Cultura Científica.

Mais recentemente, membros da COMCEPT têm sido convidados a participar no Hangout da ARCA-PT, uma iniciativa promovida por Vítor Oliveira, responsável do grupo de Facebook O céptico responde.

O trabalho da COMCEPT tem ainda merecido destaque em diversos meios de comunicação. Continuamos a manter uma colaboração com a revista Algarve Vivo, fomos entrevistados para o programa galego EfervesCiencia  e fomos entrevistados por dois jornais nacionais.

Este é o resultado da dedicação dos membros da nossa equipa, das pessoas que connosco colaboraram e também da enorme comunidade céptica que nos acompanha. Muito obrigado por este ano espectacular.

Temos razões de sobra para celebrar e, por essa razão, estamos a preparar uma festa que irá ter lugar no Porto, a dia 18 de Abril. Daremos mais detalhes em breve.

Parabéns COMCEPT!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Procurar
Outros artigos
Votação para o Prémio Unicórnio Voador 2023
Comcept
Quando o marketing se apropria dos conceitos “Natural” e “Tecnológico”
João L. Monteiro
FORAM EXIBIDOS SERES EXTRATERRESTRES NO MÉXICO?
João L. Monteiro