Há um novo podcast nas ondas herztointernéticas: um grupo de três cépticos provenientes de diferentes países europeus decidiu criar um podcast sobre cepticismo na Europa e assim nasceu o The ESP – European Skeptics Podcast. Quem é fã deste meio de comunicação, sabe que existem muitos podcasts de cariz céptico e científico, mas esta novidade tem uma característica única: o seu foco transnacional e europeu!
Tal como os promotores explicam na página oficial:
“O European Skeptics Podcast é um programa bimensal independente de apoio ao movimento céptico europeu. A ideia da sua criação surgiu a partir de uma discussão que teve lugar na reunião da direcção do European Council of Skeptical Organisations durante o 16th European Skeptics Congress em Londres. Ao proporcionar um fórum para todas as organizações/iniciativas nacionais e internacionais em todo o continente, o objectivo do podcast é que seja um ponto de encontro para cépticos e amantes da ciência.” [tradução da autora]
Os anfitriões deste programa são András Gábor Pintér, vice-presidente da Sociedade Céptica Húngara e líder húngaro do Guerrilla Skepticism on Wikipedia Project, Jelena Levin, uma letã residente em Inglaterra que também faz parte da equipa do Guerrilla Skepticism on Wikipedia Project, e Pontus Böckman, vice-presidente da Sociedade de Cépticos Suecos.
O podcast adopta um modelo muito semelhante ao do Skeptics Guide to the Universe, mas com um foco muito forte nas actividades cépticas na Europa e um convidado/a especial em entrevista. É uma iniciativa muito interessante que, esperamos, possa realmente contribuir para o trabalho em rede das organizações cépticas europeias e ao contacto entre cépticos/as europeus.
No episódio lançado a 16 de Dezembro, o terceiro, para além de uma interessante entrevista a Michael Marshall, da Good Thinking Society e da Merseyside Skeptics Society, podem ouvir um resumo da nossa ComceptCon 2015. Convidamos, então, os nossos leitores a ouvirem este e os episódios passados e…a ficarem atentos, porque esta não será a única participação da COMCEPT neste novo projecto céptico! 😉
5 Comments
Sinto uma grande satisfação ao ver que tanto o Comcept como o ESP incluem jovens.
A ciência é melhor ferramenta criada pela humanidade para conhecer a realidade
O espírito científico vai prosseguir e isso é para mim muito gratificante.
António Magalhães
Obrigada, António!