Hoje a COMCEPT – Comunidade Céptica Portuguesa celebra o seu primeiro aniversário!
.
Há um ano eram publicados os primeiros conteúdos deste site, pelas mãos da L. Abrantes. Poucos dias depois, um pequeno grupo de pessoas reunia-se em Coimbra e dávamos os primeiros passos em público nesta aventura. E foi verdadeiramente um ano de aventuras, em que muitas expectativas foram superadas.
Ao longo deste ano, conseguimos realizar tertúlias informais com uma periodicidade mensal, nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra. Chamamos-lhes “Cépticos com Vox”, em homenagem ao local que primeiro as acolheu, o Vox Café n’A Voz do Operário. Temos que fazer um agradecimento ao Hélder Sanches, responsável por esse espaço pela liberdade que sempre nos deu e pela hospitalidade com que nos acolhe.
.
Cumprimos também um sonho: realizar a primeira (do nosso conhecimento) conferência dedicada ao Cepticismo em Portugal: a ComceptCon 2012: Realidade ou Ficção? Realizou-se na Biblioteca Municipal da bonita vila da Nazaré, em Novembro passado. Também ao responsável desta Biblioteca, Jorge Gustavo Lopes, e à sua equipa técnica devemos um agradecimento muito especial. Para além da simpatia e da disponibilização total das infraestruturas, ajudaram-nos na publicidade ao evento que foi deveras um êxito.
.
.
O auditório encheu-se numa tarde chuvosa e a participação do público presente foi animada e interessada. Nessa ocasião pedimos aos participantes para preencherem um pequeno inquérito, cujos resultados nos deixaram muito satisfeitos e com vontade de fazer mais e melhor. Obtivemos 50 respostas e gostaria hoje aqui de partilhar algumas delas, em jeito de balanço:
- 100% dos participantes recomendariam este evento a um amigo – o que já nos pode servir de slogan para uma campanha publicitária – sendo que a maioria (70%) só participa em eventos deste género (divulgação de ciência ou cepticismo) rara ou ocasionalmente. 63% fez uma apreciação geral muito boa da ComceptCon.
. - 37% dos participantes afirmaram terem assistido à ComceptCon pelo seu interesse pelo Cepticismo, 33% pelo interesse no programa do evento e 27% por curiosidade.
. - Mas porque nem tudo são elogios, as opiniões dividiram-se quanto à duração do evento: 58% considerou que foi ajustada, mas 31% achou que foi demasiado longo e 10% que foi demasiado curto. Tentaremos ser mais cuidadosos com a gestão de tempo numa próxima edição.
.
O site, a página de Facebook e do Twitter são o nosso principal meio de contacto com os outros membros da comunidade. No primeiro temos já 298 subscritores, no Facebook 273 e 46 no Twitter. No site, publicámos até hoje mais de 100 posts e temos já várias páginas de referência sobre diferentes temas do âmbito do cepticismo, como a “conspiração dos chemtrails“, a acupunctura ou a naturopatia. As visitas aproximam-se das 24 000 e os comentários dos 300. Um muito obrigado a todos vós e a todos os outros leitores.
Este primeiro ano de existência foi também marcado por alguma presença na imprensa e media portugueses, como podem verificar pelos recortes aqui e aqui. Para além disso, iniciámos este ano uma nova parceria com a revista Algarve Vivo que, ao longo de um ano, vai incluir uma coluna sobre cepticismo. Os primeiros textos serão dedicados a várias terapias não convencionais, um tema que encaramos como prioritário. O primeiro desses textos será publicado no número de Junho-Julho e aborda a Naturopatia.
Como alguém disse há uns dias…assim por escrito, percebe-se melhor aquilo que temos andado a fazer. Mas ainda há muito muito mais por vir!
Para começar, há que celebrar esta data! E vamos fazê-lo no dia 20 de Abril, em Lisboa, com uma sessão de Cépticos com Vox especial e jantar de comemoração… Daremos mais detalhes em breve! 😉
.
MUITO OBRIGADA!
.
5 Comments
Caros,
Parabéns por um trabalho importantíssimo, que ainda agora está a começar.
Armando Brito de Sá
Muito obrigada, Armando!
Efectivamente, ainda muito há por fazer e todas as vozes são poucas.